Notícias

A desdolarização em andamento entre a Rússia e a China já atingiu 90%

Vladimir Putin fez essa declaração durante as conversas com seu colega chinês Xi Jinping em Pequim.
A desdolarização em andamento entre a Rússia e a China já atingiu 90%AP / Alexandr Demyanchuk, Sputnik, Kremlin Pool Photo

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira, 16 de maio, durante conversas com o líder chinês Xi Jinping, que 90% dos acordos comerciais entre Moscou e Pequim são realizados em rublos e yuans.

O mandatário russo enfatizou que a decisão conjunta da Rússia e da China de fazer pagamentos mútuos em moedas nacionais foi oportuna e deu impulso à expansão dos fluxos comerciais entre as duas nações. "Hoje, 90% de todos os pagamentos são feitos em rublos e yuans", afirmou.

"Nos últimos cinco anos, apesar das consequências da pandemia e de certas ações destinadas a desacelerar nosso desenvolvimento por parte de terceiros países, o movimento de mercadorias entre a Rússia e a China está crescendo em um bom ritmo", acrescentou o mandatário russo.

Nesse contexto, o líder russo observou que "foi formada uma carteira significativa de 80 grandes projetos de investimento conjunto em áreas muito diferentes". Putin acrescentou que já havia discutido com seu homólogo chinês as direções segundo as quais Moscou e Pequim desenvolverão seus laços no futuro. "Tudo isso é feito para o benefício das economias russa e chinesa", declarou.

"Tenho certeza de que todos os eventos planejados ocorrerão conforme o planejado", concluiu o presidente russo.

  • Putin chegou à China na quinta-feira em sua primeira visita ao exterior após sua posse. Foi recebido por Xi na Praça Tiananmen, perto do Grande Salão do Povo em Pequim, onde as negociações russo-chinesas estão sendo realizadas.