Notícias

EUA suspendem 'imediatamente' a emissão de vistos para afegãos após ataque em Washington

Departamento de Estado norte-americano afirmou que está "tomando todas as medidas necessárias para proteger a segurança nacional e a segurança pública".
EUA suspendem 'imediatamente' a emissão de vistos para afegãos após ataque em WashingtonAP / Evan Vucci

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (28) que suspendeu imediatamente a emissão de vistos para pessoas que viajam com passaportes afegãos, de acordo com um comunicado divulgado na rede social X.

O órgão declarou que está "tomando todas as medidas necessárias para proteger a segurança nacional e a segurança pública dos EUA".

A decisão faz parte de uma ofensiva mais ampla do governo Donald Trump em matéria de imigração, que inclui a suspensão de pedidos de asilo e a paralisação do processamento de pedidos de imigração relacionados a cidadãos afegãos, enquanto os procedimentos de verificação e checagem de antecedentes são revistos.

A medida ocorre três dias depois de um cidadão afegão, Rahmanullah Lakanwal, ter sido acusado de atirar em dois membros da Guarda Nacional a poucos quarteirões da Casa Branca, em Washington.

Lakanwal trabalhou para diversas agências do governo americano enquanto servia em uma força parceira no Afeganistão, disse o diretor da CIA, John Ratcliffe, à imprensa local.

"Após a desastrosa retirada de Biden do Afeganistão, o governo justificou a chegada do suposto atirador aos EUA em setembro de 2021 citando seu trabalho anterior com o governo americano, incluindo a CIA, como membro de uma força parceira em Kandahar, trabalho que terminou logo após a caótica evacuação", afirmou Ratcliffe.