Notícias

'Chegou comigo e vai sair comigo': Zelensky sobre seu aliado Yermak em 2021

Andrey Yermak renunciou ao cargo de chefe do Gabinete de Zelensky após ter supostamente participado de um megaescândalo de corrupção no regime de Kiev.
'Chegou comigo e vai sair comigo': Zelensky sobre seu aliado Yermak em 2021Gettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O chefe do Gabinete de Vladimir Zelensky, Andrey Yermak renunciou ao seu cargo, em meio a um megaescândalo de corrupção no alto escalão do regime de Kiev, nesta sexta-feira(28).

Neste contexto a população ucraniana lembrou a declaração de Zelensky sobre seu "braço direito", feita em 2021: "Ele chegou comigo e vai sair comigo". Na mesma entrevista o líder ucraniano elogiu Yermak, chamando seu aliado de "patriota verdadeiro" e "gestor realmente competente". 

No entanto, Zelensky anunciou alterações significativas no gabinete logo após a demissão do político. 

"Estou iniciando uma reestruturação completa no Gabinete do 'Presidente' da Ucrânia. Serão realizadas consultas com os novos candidatos para este cargo", afirmou o líder ucraniano logo após a demissão de seu 'braço direito'.

Anteriormente, o líder do regime de Kiev tentou proteger Yermak da investigação do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e da Procuradoria Especial Anticorrupção (SAP), inclusive o nomeando como o chefe da delegação das negociações com os Estados Unidos sobre o conflito com a Rússia.