Notícias

Rússia voltará a competir em eventos internacionais de ginástica sob bandeira neutra

A decisão inclui os cinco esportes supervisionados pela organização: ginástica artística, ginástica rítmica, saltos em trampolim, acrobática e aeróbica.
Rússia voltará a competir em eventos internacionais de ginástica sob bandeira neutraSputnik / Alexander Wilf

O Congresso da Ginástica Europeia votou pela retomada da participação de atletas russos em competições organizadas pela entidade, informou a Federação de Ginástica da Rússia em seu site oficial na sexta-feira (28).

A decisão abrange cinco modalidades administradas pela organização: ginástica artística, ginástica rítmica, saltos em trampolim, acrobática e aeróbica.

Para duas modalidades olímpicas — ginástica artística e ginástica rítmica — a medida reabre o acesso a torneios classificatórios que determinam vagas para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. Na terceira modalidade olímpica — saltos em trampolim — os atletas poderão buscar vaga olímpica por meio de outros critérios internacionais, sem necessidade de classificação em competições europeias.

O presidente da Federação de Ginástica da Rússia elogiou a decisão, destacando o alinhamento aos princípios da Carta Olímpica.

"Recebemos com satisfação a posição adotada pela Ginástica Europeia, que reforça o compromisso com os valores da Carta Olímpica. A decisão de reintegrar os atletas russos às competições europeias é um passo importante para restaurar igualdade, respeito e imparcialidade no esporte internacional", afirmou.

  • A Rússia foi suspensa das competições europeias de ginástica em 2022, após o início da operação militar na Ucrânia. A medida seguiu recomendações do Comitê Olímpico Internacional para limitar a participação de atletas e representantes esportivos russos e bielorrussos em eventos internacionais.