Notícias

Szijjártó: Rússia manterá entrega de gás e petróleo à Hungria conforme acordado

Após reunião com Putin, chanceler da Hungria reforça estabilidade energética e cooperação com Moscou.
Szijjártó: Rússia manterá entrega de gás e petróleo à Hungria conforme acordadoGettyimages.ru / Jakub Porzycki

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, afirmou nesta sexta-feira (28), em Moscou, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou o cumprimento integral dos contratos de fornecimento de gás natural e petróleo ao país europeu. A declaração foi dada após a reunião entre Putin e o primeiro-ministro Viktor Orbán.

"Viemos para garantir a segurança do abastecimento energético da Hungria e tenho o prazer de informar que tudo está em ordem", declarou Szijjártó. Segundo ele, o presidente russo deu garantias diretas de que as entregas seguirão normalmente. "A Rússia cumprirá suas obrigações contratuais, tanto no que diz respeito ao gás natural quanto ao petróleo, nas quantidades acordadas", reforçou.

De acordo com o chanceler húngaro, os envios serão realizados "dentro do cronograma acordado", por meio do oleoduto Druzhba (conhecido como "Amizade") e do gasoduto TurkStream. "Ambos estão funcionando sem problemas, garantindo assim a segurança do abastecimento energético da Hungria", completou.

Szijjártó também afirmou que a quantidade necessária de petróleo e gás natural para sustentar a política interna de redução das tarifas será entregue "em tempo hábil".

Além da pauta energética, o ministro revelou que, segundo o presidente da Rússia, "se houver uma cúpula de paz, esta será, sem dúvida, em Budapeste".

O chefe da diplomacia húngara também respondeu às críticas internacionais sobre o encontro com Putin. "Vejo quantas pessoas não compreendem este encontro e quantas tentam interpretá-lo mal ou deturpá-lo. Gostaria de lhes dizer apenas uma coisa: a Hungria é um país soberano", afirmou.

Szijjártó reiterou que a política externa da Hungria é pautada pelos interesses nacionais. "Uma política externa em que as decisões são tomadas de acordo com o interesse nacional. No âmbito dessa política externa soberana, a Hungria mantém uma cooperação com a Rússia baseada no respeito mútuo. Uma cooperação equilibrada", concluiu.