Notícias

ONU pede que Washington mantenha acesso de solicitantes de asilo após ataque próximo à Casa Branca

Agências das Nações Unidas defenderam devido processo mesmo após promessa de Donald Trump de congelar migração de países do "terceiro mundo".
ONU pede que Washington mantenha acesso de solicitantes de asilo após ataque próximo à Casa BrancaGettyimages.ru / Michael M. Santiago

Agências da ONU fizeram um apelo aos Estados Unidos nesta sexta-feira (28) para que continuem permitindo a entrada de solicitantes de asilo e garantam o devido processo previsto em normas internacionais, após o presidente Donald Trump afirmar que pretende "congelar" a migração de países do "terceiro mundo" depois de um ataque ocorrido nas proximidades da Casa Branca. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

As declarações das agências marcam um novo capítulo nas medidas migratórias anunciadas pelo presidente desde o ataque de quarta-feira (26), atribuído por investigadores a um afegão que entrou no país em 2021 e prestou diversos serviços para agências americanas.

Em entrevista coletiva em Genebra, o porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Jeremy Laurence, afirmou que os solicitantes de asilo "têm direito à proteção sob o direito internacional, e isso deve ser garantido pelo devido processo legal".

Já a porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Eujin Byun, reforçou o posicionamento, destacando que, ao chegarem ao território de um país, pessoas em busca de proteção "têm que ter um devido processo de asilo" e acesso ao território.

Byun acrescentou que "a esmagadora maioria dos refugiados respeita a lei e integra a comunidade que os recebe".

"Queremos realmente pedir, neste momento, aos Estados que estão recebendo refugiados e solicitantes de asilo" que mantenham os mecanismos de proteção previstos.