
Autoridade Palestina troca embaixador no Brasil após 17 anos

A Autoridade Nacional Palestina substituirá seu embaixador em Brasília, Ibrahim Alzeben, depois de 17 anos no cargo. O novo chefe da missão diplomática será Marwan Burini, que até então chefiava a representação palestina em El Salvador.
Alzeben seguirá na capital brasileira, agora como embaixador da Liga dos Estados Árabes. Ele é o principal diplomata palestino no Brasil desde antes do país reconhecer o Estado da Palestina, em 2010.
O Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil realizou uma homenagem de despedida ao diplomata na quarta-feira (26), oferecida pelo Embaixador do Marrocos, segundo informou o portal Diplomacia business. O jantar também marcou oficialmente a transmissão do Decanato da entidade, função exercida por Alzeben por mais de uma década.

Em discurso, o diplomata palestino agradeceu aos colegas e relembrou sua atuação em Brasília. "Quem percorre o Brasil por 24 anos, certamente gosta deste país", afirmou.
O palestino destacou dois momentos de sua gestão à frente da representação diplomática: a conclusão da atual sede da embaixada em Brasília, em 2016; e a visita do presidente Lula à missão, onde o mandatário plantou uma oliveira ao lado do embaixador, em 2024.
O Embaixador Carlos Sobral Duarte, Secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, representou o governo brasileiro no evento, onde reafirmou o apreço do Itamaraty por Alzeben.
- O embaixador serviu pela primeira vez no Brasil entre 1989 e 1996, como número 2 da missão diplomática, reportou o jornal Folha de S.Paulo.
- No período, Yasser Arafat, ex-líder da Autoridade Palestina e vencedor do Nobel da Paz, visitou o país sul-americano em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, Arafat também almoçou com Lula, então líder da oposição e atual presidente da República.
