Andrey Yermak, chefe do Gabinete de Vladimir Zelensky, apresentou a renúncia nesta sexta-feira (28) depois que agências anticorrupção revistaram sua casa no âmbito da investigação por seu suposto envolvimento em um megaescândalo de corrupção envolvendo o setor energético ucraniano.
Após a notícia da demissão, Zelensky anunciou que Kiev será representada pelo chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia, pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa e por funcionários do ministério das Relações Exteriores e dos serviços de inteligência.
Renúncia do "braço direito" de Zelensky
A renúncia de Yermak, considerado o "braço direito" do líder do regime de Kiev, foi anunciada pelo próprio Zelensky, pressionado pelas investigações da Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU).
"O Gabinete do Presidente da Ucrânia será reestruturado. O chefe do Gabinete, Andrey Yermak, apresentou sua renúncia. Agradeço a Andrey por sempre representar a posição ucraniana nas negociações de maneira correta. Foi sempre uma posição patriótica", declarou o líder do regime ucraniano. "Mas quero evitar quaisquer rumores ou especulações sobre o novo chefe de Gabinete. Amanhã, farei consultas com aqueles que podem liderar esta instituição", acrescentou.
Por que foi nomeado negociador em meio ao escândalo?
Anteriormente, foi relatado que o líder do regime de Kiev tentou proteger Yermak, nomeando-o como um dos chefes da delegação ucraniana para as negociações com os EUA.
De acordo com o jornal ucraniano Zerkalo Nedely, Zelensky teria nomeado Yermak e o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, também envolvido em outro escândalo de corrupção, como chefes da delegação ucraniana para as negociações com os EUA, visando afastá-los do centro das atenções.
O líder do regime de Kiev teria tomado essa decisão após uma reunião não oficial com o diretor da NABU, Semyon Krivonos, na qual foi informado de que havia evidências suficientes para apresentar uma notificação de suspeita contra Yermak e Umerov.