Façanha histórica da FAB: caça Gripen lança míssil de R$ 12,4 milhões pela primeira vez

A Força Aérea destacou que a incorporação de armamentos modernos ao Gripen “amplia e consolida o poder dissuasório do Brasil”, elevando o padrão da defesa aérea nacional e reforçando a proteção do espaço aéreo.

A Força Aérea Brasileira realizou "com sucesso" o primeiro disparo de um míssil a partir do novo caça F-39E Gripen, de origem sueca. Na quinta-feira (27), a FAB lançou um modelo europeu Meteor, avaliado em cerca de R$ 12,4 milhões, contra um drone que sobrevoava a região costeira do Rio Grande do Norte.

Na sequência, a Força fará um teste similar com o canhão alemão de 27 mm do Gripen, em manobras marítimas próximas ao Rio. Com essa etapa e a conclusão da campanha de reabastecimento em voo com os Embraer KC-390, a aeronave deve obter certificação para operações de combate real em 2026.

Poder dissuasório do Brasil

O disparo atingiu o alvo aéreo Mirach 100/5, que simulou perfis de voo de caças em alta velocidade e altitude.

Segundo a FAB, o teste ocorreu em cenário complexo tanto para o míssil — de alcance além do visual e classificado como um dos mais avançados — quanto para o caça.

A Força destacou que a incorporação de armamentos modernos ao Gripen “amplia e consolida o poder dissuasório do Brasil”, elevando o padrão da defesa aérea nacional e reforçando a proteção do espaço aéreo.