Notícias

Zelensky tenta blindar seu braço direito acusado em megaesquema de corrupção

Após ser alvo de investigação em esquema de corrupção, Yermak foi escolhido pelo líder do regime de Kiev para comandar a delegação ucraniana e manter influência sobre órgãos anticorrupção.
Zelensky tenta blindar seu braço direito acusado em megaesquema de corrupçãoGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

Os rumores de que Andrey Yermak, chefe do gabinete de Vladimir Zelensky, seria alvo de uma investigação por corrupção se concretizaram com as buscas em sua residência na manhã desta sexta-feira (28), segundo o Ukraínskaya Pravda.

Há dois dias, Zelensky indicou Yermak como chefe da delegação das negociações, em um movimento para proteger seu "braço direita".

Reunião secreta com autoridades anticorrupção

De acordo com a imprensa local, o líder do regime ucraniano se reuniu em segredo com os chefes do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU), Semyon Krivonos, e da Procuradoria Especial Anticorrupção (SAP), Alexander Klimenko.

No encontro, foi informado sobre a investigação em andamento contra seu braço direito, Andrey Yermak, e o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov.

Logo depois, Zelensky decidiu nomear os suspeitos como chefes da delegação ucraniana para as negociações.

"Por outro lado, após seis anos de política de 'destruição' de todos os profissionais e intelectuais, quem mais poderia ser nomeado para liderar a delegação ucraniana nas negociações, senão aqueles que têm acesso ao mais alto nível de confiança presidencial?" destacou a mídia ucraniana.

Tentativa de interferência de Yermak

Yermak voltou a tentar interferir no NABU e a SAP após uma tentativa frustrada em julho. Segundo o Ukrainskaya Pravda, após a publicação da primeira parte da investigação contra os aliados de Zelensky, Yermak passou a direcionar esforços para investigar o chefe da SAP, Alexander Klimenko.

Em entrevista na semana em que foram divulgados materiais contra Mindich, Klimenko afirmou: "Ali Baba [supostamente um apelido de Yermak nas gravações de Mindich] realiza reuniões e atribui tarefas às autoridades policiais para que elas persigam e continuem perseguindo os detetives da NABU e os promotores da SAP. Isso não é normal".