O Ministério da Defesa Nacional da República Popular da China afirmou que responderá sem hesitação caso o Japão instale mísseis perto do território de Taiwan, declarou no X a portaria de imprensa das forças armadas chinesas na quinta-feira (27).
"Se o lado japonês ousar cruzar a linha vermelha e procurar problemas, irá pagar um preço alto", declarou o porta-voz do ministério da defesa, Jiang Bin, acrescentando que a resolução da questão de Taiwan é um assunto exclusivamente interno da China.
As declarações foram feitas após a divulgação de que o plano japonês para instalar mísseis terra-ar de médio alcance na ilha de Yonaguni, a 110 quilômetros a leste de Taiwan, está avançando rapidamente. Segundo o ministro da defesa japonês, Shinjiro Koizumi, o desdobramento reduzirá o risco de ataques contra seu país sem intensificar as tensões regionais.
Jiang Bin ressaltou que o Japão está adotando uma abordagem extremamente equivocada ao sugerir uma intervenção militar diante de uma suposta contingência taiwanesa, o que levará o Japão a repetir os erros de seu passado militarista, e advertiu que a China possui capacidades sólidas e meios confiáveis para derrotar qualquer agressor.