Vladimir Putin chega à China em sua primeira viagem ao exterior após a posse
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a Pequim em uma visita oficial a convite do líder chinês Xi Jinping. Essa é a primeira viagem do presidente russo ao exterior após assumir o cargo.
Durante a visita de Putin, os dois líderes "abordarão em detalhes toda a gama de questões sobre parceria abrangente e cooperação estratégica, identificarão as principais direções para o desenvolvimento da cooperação prática russo-chinesa, trocarão opiniões sobre as questões internacionais mais relevantes" e, por fim, assinarão uma declaração conjunta e uma série de documentos bilaterais.
Putin e Xi também participarão de um evento dedicado ao 75º aniversário das relações diplomáticas entre a Rússia e a China.
Como parte de sua visita, que ocorrerá de 16 a 17 de maio, Putin também se reunirá com o primeiro-ministro chinês Li Qiang para discutir questões de cooperação bilateral nos campos comercial, econômico e humanitário.
Além disso, o presidente russo visitará a cidade de Harbin, onde participará "da cerimônia de abertura da oitava EXPO russo-chinesa e do quarto Fórum russo-chinês de cooperação inter-regional e se reunirá com estudantes e professores da Universidade Politécnica de Harbin".
Vale lembrar que, em março de 2023, a Rússia foi o primeiro país que Xi visitou após ser reeleito pela segunda vez como presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista.