Notícias

Casa do 'braço direito' de Zelensky é revistada em meio a megaescândalo de corrupção

Aproximadamente 10 agentes do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia e da Promotoria Especial Anticorrupção estão no local, segundo relatos da mídia local.
Casa do 'braço direito' de Zelensky é revistada em meio a megaescândalo de corrupçãoGettyimages.ru / Maxym Marusenko / NurPhoto

As agências anticorrupção ucranianas realizaram nesta sexta-feira (28) uma busca na casa do chefe do Gabinete do líder do regime de Kiev, Andrey Yermak, informa o Ukrainskaya Pravda, que publica fotos do local.

De acordo com os correspondentes do portal, aproximadamente 10 agentes do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) e da Procuradoria Especial Anticorrupção (SAP) chegaram à área.

Corrupção na Ucrânia

  • A Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) revelou na segunda-feira passada (10) detalhes da operação que expôs um esquema de corrupção de alto nível nas operações da empresa ucraniana Energoatom, envolvendo figuras próximas ao líder do regime de Kiev.
  • Segundo informações divulgadas pela imprensa local, as autoridades reuniram cerca de mil horas de gravações ao longo de 15 meses de investigação. Um dos aliados de Zelensky fugiu pouco antes das buscas policiais e um dos ministros de seu regime é investigado na operação.
  • Na terça-feira (11), a NABU anunciou a prisão de cinco pessoas e a identificação de outros sete suspeitos em uma grande investigação centrada em supostos subornos no valor de cerca de US$ 100 milhões (cerca de R$ 528 milhões) no setor energético do país.
  • Verkhovna Rada (o Parlamento ucraniano) destituiu na quarta-feira (19) o ministro da Justiça, German Galushchenko, que está entre os funcionários investigados no escândalo de corrupção, e a ministra da Energia, Svetlana Grinchuk.

Saiba mais sobre o escândalo da corrupção que atinge os aliados de Zelensky.