A Federação Internacional de Judô (IJF, em sigla de inglês) permitiu aos atletas russos voltarem a participar de competições sob a bandeira nacional do país e hino, segundo comunicado publicado no site oficial da organização nesta quinta-feira (27).
A organização explicou que a decisão vem na esteira da reabilitação da representatividade de atletas bielorrussos, que agora podem voltar a participar o sob a bandeira e o hino de seu país, considerando que já é hora de permitir que os russos façam o mesmo. A Federação também ressaltou a rica história do país no esporte e que sua participação apenas engrandece as competições "em todos os níveis".
"A IJF continua comprometida em tratar todos os seus membros de forma igualitária, sem discriminação, de acordo com a Carta Olímpica e os princípios do esporte, que afirmam que o esporte deve ser praticado e representado sem qualquer tipo de discriminação. O esporte é a última ponte que une pessoas e nações em situações e ambientes de conflito", lê-se no comunicado.
Além disso, a organização reafirmou seu compromisso de manter o caráter neutro, independente e livre de influências políticas do esporte. "O judô, enraizado nos valores da paz, unidade e amizade, não pode permitir tornar-se uma plataforma para agendas geopolíticas", destaca a publicação.