Putin fala sobre provável colapso em front da Ucrânia

O presidente russo enfatizou que, se o ocorrido próximo a Kupiansk se repetir em todos os setores da frente — ou seja, o cerco das forças ucranianas, sua posterior destruição e a liberação completa da cidade—, então "o colapso da frente será inevitável" para o regime de Kiev.

Vladimir Putin alertou para o provável colapso da Ucrânia em uma das frentes de batalha, em meio à bem-sucedida ofensiva das forças russas na província de Zaporozhie.

"[As forças russas] avançam rapidamente pelo norte da província de Zaporozhie, na fronteira entre as províncias de Zaporozhie e Dnepropetrovsk. [...] As tropas do grupo Leste praticamente cercam toda a zona fortificada das Forças Armadas da Ucrânia pelo norte. Diante delas, de um lado, está o nosso grupo Dnepr, enquanto o grupo Leste as cerca pelo norte. Isto poderá provocar um colapso da frente neste setor", detalhou.

Putin enfatizou que, se o ocorrido próximo a Kupiansk se repetisse em todos os setores da frente — ou seja, o cerco das forças ucranianas, sua posterior destruição e a liberação completa da cidade—, então "o colapso da frente será inevitável" para o regime de Kiev.

Libertação de Kupiansk

Na última sexta-feira (21), o ministério da Defesa da Rússia informou que as forças do país libertaram, no espaço de uma semana, mais de 15 localidades na zona da operação militar especial, incluindo a cidade estratégica de Kupiansk, localizada na província de Kharkov.

Localizada às margens do rio Oskol, Kupiansk era o bastião central da defesa ucraniana e um dos principais centros logísticos da região.