Putin: 'Rússia é o único país do mundo capaz de construir centrais nucleares de pequeno porte'

Vladimir Putin comentou sobre a possibilidade de a corporação atômica russa Rosatom construir uma usina nuclear de pequeno porte no Quirguistão. A declaração foi feita pelo presidente russo durante coletiva de imprensa após participar de uma reunião da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) realizada nesta quinta-feira (27) na capital quirguiz, Bishkek.
"Temos planos, possivelmente, de construir pequenas centrais nucleares. Lembro que a Rússia é o único país do mundo que realiza projetos desse tipo", declarou Putin.
O presidente enfatizou que "muitos dizem que estariam dispostos a fazê-lo", mas, por enquanto, somente a Rússia é capaz de construir esse tipo de usina nuclear.
Putin acrescentou que especialistas russos estão em contato com seus colegas no país e que a Rússia também está desenvolvendo a cooperação com o Quirguistão no setor de alta tecnologia.
- Vladimir Putin chegou a Bishkek, capital do Quirguistão, na terça-feira (25), onde realizou uma reunião bilateral com o presidente do país, Sadyr Japarov. A visita do presidente russo, que ocorre de 25 a 27 de novembro, incluiu a sua participação na cúpula da OTSC.
- A cúpula contou também com a presença dos presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev; do Tadjiquistão, Emomali Rahmon; e de Belarus, Alexander Lukashenko.
