VÍDEO: O momento do ataque ao primeiro-ministro eslovaco Robert Fico
As primeiras imagens do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, após ser baleado perto do prédio onde se reuniu com membros de seu Governo, apareceram nas mídias sociais.
‼️ Primeiras imagens após a tentativa de assassinato de Robert FicoOs guardas pessoais levantam o primeiro-ministro eslovaco ferido e o arrastam até o carro.Preliminarmente, uma das balas atingiu o político no estômago.🚨URGENTE: https://t.co/4UosUgwu0Chttps://t.co/XR3rRHjx5ppic.twitter.com/sawUKrlDL8
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 15, 2024
Fico está em estado grave após ser baleado no peito e no abdômen e foi levado de helicóptero para um hospital na cidade de Banska Bystrica.
Uma fonte disse que a vida de Fico "está fora de perigo" e que ele será submetido a uma cirurgia. O funcionário estava consciente durante sua transferência para o hospital e suas funções vitais foram estabilizadas, informou a mídia local citando o centro médico.
🚨 PRIMEIRAS IMAGENSRobert Fico foi ferido após um tiroteio perto de um prédio onde estava sendo realizada uma reunião do Governo. O agressor foi preso.‼️ URGENTE: https://t.co/4UosUgwu0Chttps://t.co/XR3rRHjx5ppic.twitter.com/clI3MFEpEK
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 15, 2024
O ataque ocorreu na cidade de Handlová, quando o primeiro-ministro saiu de um prédio e se aproximou de uma multidão de pessoas que o aguardava. De acordo com testemunhas oculares, após vários tiros, Fico caiu no chão. Os agentes de segurança o pegaram e o colocaram em um carro, que o levou para longe do local. O suspeito foi preso.
⚡️Novas imagens do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sendo baleado após uma reunião do Gabinete apareceram nas mídias sociais.👉Mais informações: https://t.co/4UosUgwu0Cpic.twitter.com/T5guFN6L2V
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 15, 2024
Fico assumiu o cargo de primeiro-ministro em outubro de 2023, após dois mandatos, de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018. Uma das primeiras medidas que ele tomou no início de seu terceiro mandato foi interromper a política de ajuda militar do Governo anterior à Ucrânia, e defendeu o incentivo às negociações entre Moscou e Kiev para uma solução pacífica. Sua posição neutra em relação ao conflito o colocou em desacordo com Bruxelas e com figuras pró-ocidentais em seu próprio país.