Notícias

Afegão que atirou contra soldados da Guarda Nacional perto da Casa Branca é ex-agente da CIA

O diretor da CIA, John Ratcliffe, confirmou à Fox News, que o atirador trabalhou para diversas organizações do governo americano.
Afegão que atirou contra soldados da Guarda Nacional perto da Casa Branca é ex-agente da CIAGettyimages.ru / Probal Rashid /

O cidadão afegão Rahmanullah Lakanwal, acusado de atirar em dois membros da Guarda Nacional a poucos quarteirões da Casa Branca na quarta-feira (26), trabalhou para diversas organizações do governo americano, John Ratcliffe, à Fox News Digital.

"Após a desastrosa retirada de Biden do Afeganistão, o governo justificou a chegada do suposto atirador aos EUA em setembro de 2021 citando seu trabalho anterior com o governo americano, incluindo a CIA, como membro de uma força parceira em Kandahar, um trabalho que terminou logo após a caótica evacuação", afirmou Ratcliffe.

Lakanwal, de 29 anos, chegou aos Estados Unidos um mês após a retirada das forças americanas do Afeganistão, em agosto de 2021, como parte da Operação Allies Welcome ("Bem-vindos Aliados", em tradução-livre).

  • O tiroteio ocorreu no centro de Washington, D.C., em frente à entrada da estação de metrô Farragut West, que agora está sendo vigiada por policiais da Polícia Metropolitana. Os policiais estavam fazendo um patrulhamento ostensivo quando um suspeito apareceu, sacou uma arma e atirou contra um membro da Guarda Nacional, afirmou o vice-chefe da Polícia Metropolitana, Jeffrey Carroll.