Notícias

Simpatia a Israel cai a nível histórico nos EUA

Pesquisa do BIG DATA POLL revela que a maioria dos entrevistados declara não apoiar nenhum dos lados.
Simpatia a Israel cai a nível histórico nos EUAGettyimages.ru / Chip Somodevilla

O nível de apoio a Israel caiu para o mínimo histórico já registrado em pesquisas nos EUA, sendo que a maioria dos entrevistados declarou não apoiar nenhum lado do conflito, revelou o BIG DATA POLL em 23 de novembro.

A pesquisa revelou que 29,1% dos entrevistados apoiam Israel, 21,4% optam pelo lado da Palestina, e que a maioria, 29,9%, afirma que não apoia nenhuma parte do conflito. 

Até o Partido Republicano, famoso pelo seu consistente apoio a favor a Israel, não se mostrou tão monolítico quanto parece, com 47,1% dos respondentes se definindo como pro-Israel, enquanto 25,4% declararam não apoiar nenhum lado. 

"O único grupo demográfico notável que continua a ser majoritariamente favorável a Israel é o de eleitores republicanos com mais de 50 anos. Mesmo entre esse subgrupo, apenas aqueles com 65 anos ou mais continuam demonstrando um grau de apoio aproximadamente tão elevado quanto no passado", afirmou Rich baris, diretor do BIG DATA POLL. 

O Partido Democrático, que tradicionalmente apoia a Palestina, também não expressa tanta unanimidade: a taxa dos respondentes pro-Palestina (31,9%) é apenas ligeiramente maior do que aqueles que não se identificam com nenhum lado (29,7%). 

Mais de um terço (38,4%) dos entrevistados crê que o que "Israel fez em Gaza equivale a um genocídio", 32,6% não tem certeza, enquanto 29% negam essa posição. 

Entenda as razões do conflito entre Israel e Palestina em nosso artigo.