Putin propõe lançar grande programa para equipar forças da OTSC com armas russas modernas

O presidente russo destacou as prioridades da presidência russa da Organização do Tratado de Segurança Coletiva para 2026.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (27) que a Rússia, durante sua presidência do Conselho da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2026, continuará cooperando estreitamente com seus aliados em todos os assuntos relacionados ao fortalecimento do potencial militar da organização. 

Em uma reunião do Conselho de Segurança Coletiva da OTSC no Quirguistão, Putin observou que Moscou concentrará seus esforços em aprimorar a prontidão de combate dos contingentes nacionais da OTSC e em melhorar o comando e controle das forças coletivas.

"Propomos lançar um programa em larga escala para equipar as forças coletivas com armas e equipamentos russos modernos que comprovaram sua eficácia em combate real", declarou, explicando que Moscou planeja organizar uma série de exercícios conjuntos de treinamento para unidades militares e serviços especiais com esse objetivo.

Putin indicou que "ainda há muito a ser feito" para melhorar os mecanismos de implantação de forças de paz.

Liderança tecnológica da OTSC no campo militar

Segundo o presidente russo, um dos principais objetivos da presidência russa é "desenvolvimento da cooperação" que visa "garantir a liderança tecnológica da OTSC na área militar".  "Pretendemos dar especial ênfase ao aprofundamento da cooperação entre empresas do complexo militar-industrial", destacou.

O presidente acrescentou ainda que a Rússia continuará a incentivar as forças coletivas da OTSC a terem acesso aos mais recentes avanços na medicina militar.

A Rússia também continuará fornecendo assistência aos países-membros na área da saúde e bem-estar epidemiológico, colaborando na prevenção conjunta e na resposta a surtos de doenças perigosas. Será continuando também o trabalho para aumentar a eficácia do trabalho do Conselho de Coordenação de Biossegurança, estabelecido no âmbito da OTSC por iniciativa da Rússia em 2021.

Combate ao tráfico de drogas e o terrorismo

Putin destacou também que a Rússia planeja, durante sua presidência, começar a preparar em conjunto uma nova estratégia antiterrorista da OTSC. "Nos esforçaremos para fazer tudo o que for necessário para continuar combatendo o extremismo de forma decisiva", disse.

Entre as principais prioridades da organização, Putin também destacou a segurança da informação e o fortalecimento da cooperação no combate ao narcotráfico.