
Russo torna-se idioma obrigatório nas escolas norte-coreanas

O idioma russo foi instituído como disciplina obrigatória nas escolas da República Popular Democrática da Coreia, informou a imprensa russa nesta quinta-feira (27), citando Alexander Kozlov, ministro de Recursos Naturais e Ecologia da Rússia.

"O russo foi introduzido nas escolas norte-coreanas como idioma obrigatório a partir do 4º ano. Na Rússia, atualmente mais de 3 mil estudantes estudam coreano. A maioria estuda como segundo ou terceiro idioma estrangeiro", declarou Kozlov durante reunião da comissão intergovernamental em Moscou.
Segundo o ministro, os dois países mantêm cooperação educacional ativa em setores específicos, com cursos para bancários, profissionais do setor energético, médicos e geólogos.
"Por exemplo, 29 geólogos norte-coreanos realizaram cursos este ano em instituições geológicas russas. Estudaram áreas como trabalhos de prospecção e exploração, metodologias de análise laboratorial, mapeamento e trabalho com bancos de dados", explicou.
Kozlov informou que no ano letivo anterior (2024-2025), 96 cidadãos norte-coreanos ingressaram em universidades russas, principalmente na Universidade Federal do Extremo Oriente (UFEO), MGIMO e Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN).
