'Foguete dos sonhos' russo, decorado com desenhos de crianças com câncer, decola rumo à Estação Espacial

Nesta quinta-feira (27) às 12h28, horário de Moscou, a nave tripulada Soyuz MS-28, da Roscosmos, decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento teve um significado especial: pela primeira vez, o foguete exibe desenhos de crianças que lutam contra o câncer.
‼️🇷🇺'Foguete dos sonhos' russo, decorado com desenhos de crianças com câncer, decola rumo à Estação EspacialPara testemunhar esse momento histórico, 130 dos pequenos artistas foram convidados pessoalmente para o cosmódromo.Imagens cedidas da NASA/Roscosmos https://t.co/j5ni1CM5fPpic.twitter.com/GY6RnvGRWl
— RT Brasil (@rtnoticias_br) November 27, 2025
Esta emocionante iniciativa reuniu os "sonhos espaciais" de crianças de 50 cidades russas e 14 países diferentes, transformando o foguete em um símbolo de esperança e fé no futuro. Para testemunhar este momento histórico, 130 dos pequenos artistas foram convidados pessoalmente para o cosmódromo.
A despedida da tripulação na plataforma de lançamento foi acompanhada pelos acordes da lendária canção "Travá u doma" ("O gramado perto de casa"), um hino não oficial da cosmonáutica russa, enquanto a transmissão ao vivo captava cada detalhe.
Detalhes da missão
A bordo da Soyuz MS-28 viajam três tripulantes: os cosmonautas russos Sergey Kud-Sverchkov (comandante) e Sergey Mikaev (engenheiro de voo), juntamente com o astronauta da NASA Christopher Williams (também engenheiro de voo).
Além da tripulação, a nave transporta para a ISS mais de 125 kg de cargas diversas, que incluem equipamentos fotográficos e de vídeo, alimentos, objetos pessoais, rações e materiais para pesquisas científicas.
A expedição está prevista para durar 242 dias com o retorno à Terra estimado para o final de julho de 2026. Os tripulantes terão uma intensa agenda de trabalho que consiste na realização de mais de 40 experimentos científicos e duas caminhadas espaciais.
