Notícias

'Foguete dos sonhos' russo, decorado com desenhos de crianças com câncer, decola rumo à Estação Espacial

Para testemunhar esse momento histórico, 130 crianças foram convidadas pessoalmente para assistir ao lançamento no cosmódromo.
'Foguete dos sonhos' russo, decorado com desenhos de crianças com câncer, decola rumo à Estação EspacialRoscosmos

Nesta quinta-feira (27) às 12h28, horário de Moscou, a nave tripulada Soyuz MS-28, da Roscosmos, decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento teve um significado especial: pela primeira vez, o foguete exibe desenhos de crianças que lutam contra o câncer.

Esta emocionante iniciativa reuniu os "sonhos espaciais" de crianças de 50 cidades russas e 14 países diferentes, transformando o foguete em um símbolo de esperança e fé no futuro. Para testemunhar este momento histórico, 130 dos pequenos artistas foram convidados pessoalmente para o cosmódromo.

A despedida da tripulação na plataforma de lançamento foi acompanhada pelos acordes da lendária canção "Travá u doma" ("O gramado perto de casa"), um hino não oficial da cosmonáutica russa, enquanto a transmissão ao vivo captava cada detalhe.

Detalhes da missão

A bordo da Soyuz MS-28 viajam três tripulantes: os cosmonautas russos Sergey Kud-Sverchkov (comandante) e Sergey Mikaev (engenheiro de voo), juntamente com o astronauta da NASA Christopher Williams (também engenheiro de voo).

Além da tripulação, a nave transporta para a ISS mais de 125 kg de cargas diversas, que incluem equipamentos fotográficos e de vídeo, alimentos, objetos pessoais, rações e materiais para pesquisas científicas.

A expedição está prevista para durar 242 dias com o retorno à Terra estimado para o final de julho de 2026. Os tripulantes terão uma intensa agenda de trabalho que consiste na realização de mais de 40 experimentos científicos e duas caminhadas espaciais.