Primeiro-ministro da Eslováquia sofre tentativa de assassinato
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi ferido em um tiroteio após uma reunião do Gabinete.
Fico foi transferido de helicóptero do hospital em Handlová para o hospital na cidade de Banská Bystrica. De acordo com as mídias locais, Fico sofreu dois ou três ferimentos de bala, provavelmente nas extremidades, no peito e no abdômen. Foi informado que o estado de saúde do político é considerado grave.
Uma fonte comunicou que a vida de Fico "está fora de perigo" e que ele será submetido a uma cirurgia. O político estava consciente durante sua transferência para o hospital e suas funções vitais foram estabilizadas, informou a mídia local citando o centro médico.
🚨 PRIMEIRAS IMAGENSRobert Fico foi ferido após um tiroteio perto de um prédio onde estava sendo realizada uma reunião do Governo. O agressor foi preso.‼️ URGENTE: https://t.co/4UosUgwu0Chttps://t.co/XR3rRHjx5ppic.twitter.com/clI3MFEpEK
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 15, 2024
O suspeito foi preso. Nas primeiras imagens do incidente, o suposto atirador pode ser visto reduzido ao chão e cercado por policiais enquanto tentava fugir. O ataque a Fico foi confirmado como uma tentativa de assassinato, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Matej Neumann, à mídia Pravda.
O que aconteceu?
O evento aconteceu na cidade de Handlová. Quando Fico saiu do prédio onde havia se reunido com membros de seu Governo, se aproximou de uma multidão que o aguardava e, em seguida, vários tiros foram ouvidos.
⚡️ Primeiras imagens do suposto agressor do primeiro-ministro eslovaco. Robert Fico está sendo transferido para o hospital.‼️ URGENTE: https://t.co/4UosUgwu0Chttps://t.co/XR3rRHjx5ppic.twitter.com/2rFYXpsGgi
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 15, 2024
Testemunhas disseram que, após vários tiros, o primeiro-ministro caiu no chão. Os seguranças o pegaram e o colocaram em um carro, que o levou para longe do local. A Polícia cercou a área e evacuou o centro cultural em frente ao qual ocorreu o tiroteio.
A presidente da Eslováquia, Zuzana Chaputova, condenou "nos termos mais fortes possíveis" o "ataque brutal" contra o primeiro-ministro e afirmou que está "totalmente chocada". "Desejo a ele muita força neste momento crítico e uma rápida recuperação", acrescentou.