Notícias

Lula cita Trump e defende respeito ao Brasil: 'Não temos complexo de vira-lata'

Presidente afirmou que Brasil deve ser reconhecido pela dignidade e caráter de seu povo, sem subordinação.
Lula cita Trump e defende respeito ao Brasil: 'Não temos complexo de vira-lata'Ricardo Stuckert / Presidência da República

Durante evento realizado nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o Brasil seja tratado com respeito no cenário internacional e citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao destacar a importância do diálogo entre os povos.

"Não tem ninguém que até tenha feito mais amizade internacional do que eu. Esse país é muito poderoso. O que precisa é que a gente tem que ter dignidade e se respeitar. Se a gente ficar com o complexo de vira-lata, que nós temos de inferior, que nós somos pequenos, a gente vai se lascar", afirmou Lula.

Segundo o presidente, o Brasil deve ser valorizado não pelo tamanho, mas pelos princípios que representa. "Veja a nossa relação com o presidente americano. Havia quem dissesse que o Brasil estava lascado. 'Agora lascou'. Lascou nada. A gente não é medido pelo tamanho. A gente é medido pela força de caráter que tem o povo. Por conta do respeito à dignidade pessoal que nós temos que ter", disse.

Ao citar Donald Trump, Lula afirmou que sempre esteve aberto ao diálogo, mesmo sem ter uma relação pessoal com o presidente americano. "Eu não conheço o Trump, ele não me conhece, por que eu não vou gostar dele e ele não vai gostar de mim? Então vamos nos conhecer, cara. Vamos dar um abraço para ver se é possível ou não. E posso dizer para vocês que é assim com o mundo inteiro", declarou.