O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que "aquele rapaz da Alemanha que falou mal de Belém" deveria passar mais tempo no Brasil para "ver que é um lugar muito bom", em referência ao chanceler alemão Friedrich Merz.
Em 17 de novembro, Merz gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.
"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou.
Merz visitou a cidade de Belém, no Pará, por ocasião da Cúpula de Líderes da COP30, que reuniu dezenas de chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 deste mês.
Durante cerimônia de sanção da lei que garante Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil, o presidente brasileiro afirmou que o chanceler alemão "não conheceu Belém".
"Aquele rapaz da Alemanha que falou mal de Belém. Encontrei com ele na Alemanha e falei: 'companheiro, eu aprendi que a nossa cabeça pensa onde os nossos pés pisam. Só que você foi pisar no Brasil, mas a sua cabeça não saiu de Berlim. Você não conheceu Belém'", disse Lula durante cerimônia.
O presidente disse ainda que Merz deveria passar mais tempo no Brasil.
"Quando voltar ao Brasil, fique no Brasil, rapaz, e você vai ver que é um lugar muito bom", finalizou.