Notícias

Lula diz que Merz deveria passar mais tempo no Brasil para ver que 'é um lugar muito bom'

Presidente brasileiro se referiu ao chanceler alemão como "aquele rapaz da Alemanha". Anteriormente, Merz gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa de seu país com o Brasil.
Lula diz que Merz deveria passar mais tempo no Brasil para ver que 'é um lugar muito bom'Gettyimages.ru / Leon Neal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que "aquele rapaz da Alemanha que falou mal de Belém" deveria passar mais tempo no Brasil para "ver que é um lugar muito bom", em referência ao chanceler alemão Friedrich Merz.

Em 17 de novembro, Merz gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou.

Merz visitou a cidade de Belém, no Pará, por ocasião da Cúpula de Líderes da COP30, que reuniu dezenas de chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 deste mês.

Durante cerimônia de sanção da lei que garante Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil, o presidente brasileiro afirmou que o chanceler alemão "não conheceu Belém".

"Aquele rapaz da Alemanha que falou mal de Belém. Encontrei com ele na Alemanha e falei: 'companheiro, eu aprendi que a nossa cabeça pensa onde os nossos pés pisam. Só que você foi pisar no Brasil, mas a sua cabeça não saiu de Berlim. Você não conheceu Belém'", disse Lula durante cerimônia.

O presidente disse ainda que Merz deveria passar mais tempo no Brasil.

"Quando voltar ao Brasil, fique no Brasil, rapaz, e você vai ver que é um lugar muito bom", finalizou.