Notícias

Como um homem com câncer terminal 'permanecerá vivo' graças à IA

"À medida em que envelhecemos, os pensamentos se concentram para nosso legado e como seremos lembrados", comentou um dos criadores de uma plataforma de IA que coleta experiências e conhecimento da vida dos usuários.
Como um homem com câncer terminal 'permanecerá vivo' graças à IAEternos.Life

Michael Bommer, um sexagenário alemão diagnosticado há dois anos com câncer terminal, tornou-se o primeiro cliente de uma plataforma inovadora, baseada em inteligência artificial (IA), dedicada a preservar os legados de vida de seus usuários, conforme anunciado recentemente. A plataforma Eternos.life foi desenvolvida pela empresa norte-americana LivePerson para criar um modelo audiovisual personalizado de interação de seus clientes com seus descendentes após o falecimento.

Michael, que é um entusiasta da tecnologia, trabalhou em estreita colaboração com consultores de legado para criar uma versão completa e interativa de si mesmo com IA, baseado em informações de conhecimento que incluem centenas de perguntas, bem como escritos, imagens e documentos de si mesmo. A plataforma permite que os membros da família e outras pessoas interajam com as experiências de vida e o conhecimento da pessoa por meio de vídeos. Esse modelo realista responde a perguntas sobre sua vida, suas decisões e pode até gerar novas ideias.

Os co-fundadores da Eternos, Robert e Andy LoCascio, ao saberem da condição de Michael, entraram em contato com ele e imediatamente lhe deram acesso à plataforma Eternos. "À medida que envelhecemos, pensamos em nosso legado e em como seremos lembrados", sublinhou LoCascio. "Ser capaz de criar um modelo com tecnologia de IA que pode fazer mais do que apenas compartilhar nossas fotos e artigos é algo que me toca profundamente", acrescentou.

"Quando meu diagnóstico de câncer se tornou terminal, meus pensamentos se voltaram, é claro, para o que eu deixaria para minha família", comentou Bommer. "Conheço Robert há anos e fiquei animado ao saber sobre a Eternos. Minha esposa e eu tivemos a oportunidade de visualizar o modelo conforme o que lhes dei e o resultado é simplesmente incrível. Estou aliviado com o fato de que uma parte de mim continuará viva", afirmou.

A IA foi apresentada a Michael e sua esposa em 13 de abril. Eles puderam conferir as respostas que o clone virtual de Michael deu sobre a vida, a família e a carreira do verdadeiro Michael. Sua esposa perguntou à IA se poderia dizer algo agradável para ela antes de ir para a cama. A IA respondeu exatamente com a voz de Michael: "Meu amor, tenha bons sonhos, eu te amo muito. Tenha um sono tranquilo".