Notícias

Nicarágua firma acordo comercial com províncias russas de Kherson, Zaporozhie e Lugansk

A Assembleia Nacional em Manágua aprovou acordos com o objetivo de fortalecer a cooperação comercial e econômica e promover projetos de investimento com a Rússia.
Nicarágua firma acordo comercial com províncias russas de Kherson, Zaporozhie e LuganskAssembleia Nacional da Nicarágua

A Assembleia Nacional da Nicarágua aprovou por unanimidade, na terça-feira (25), acordos de cooperação comercial com a República Popular de Lugansk e as províncias russas de Kherson e Zaporozhie.

Os acordos visam fortalecer a cooperação comercial e econômica e impulsionar projetos de investimento entre a Rússia e a Nicarágua, visando a ampliação dos destinos de exportação dos produtos nacionais.

"Ao estabelecer laços diretos com esses povos vencedores do fascismo, fortalecemos e aprofundamos as relações de amizade e a aliança estratégica com o Governo da Federação Russa, com quem compartilhamos 81 anos de irmandade, solidariedade, dignidade e defesa da soberania de nossos povos", acrescenta nota.

A copresidência da Nicarágua, chefiada por Daniel Ortega e Rosario Murillo, já havia reconhecido as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk como "parte integrante do território da Federação Russa", bem como as províncias de Zaporozhie e Kherson. Outro acordo de cooperação econômica com estas últimas regiões já havia sido firmado em setembro deste ano, incluindo a cidade russa de Sevastopol.

  • As Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e as províncias de Zaporozhie e Kherson foram incorporadas à Rússia após consultas populares em setembro de 2022. As regiões sofreram danos significativos em sua infraestrutura durante as hostilidades em curso entre a Rússia e a Ucrânia.