Papamóvel de Francisco vira ambulância para salvar crianças palestinas

As crianças serão atendidas sentadas na mesma cadeira que foi ocupada pelo Sumo Pontífice durante seu papado.

O papamóvel utilizado pelo falecido papa Francisco durante uma visita a Belém há mais de uma década foi transformado em uma clínica móvel para atender crianças da Faixa de Gaza, relatou na terça-feira (25) a Reuters. 

A apresentação do veículo ocorreu em uma cidade situada na Cisjordânia ocupada pelas forças israelenses, nas proximidades da Basílica da Natividade e da Praça da Manjedoura, onde os preparativos para o Natal já estão em andamento.

"O Veículo da Esperança está pronto para sua nova missão", afirmou o cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, durante uma coletiva de imprensa. "Desejamos que todas as crianças atendidas se sintam vistas, ouvidas e protegidas (...) Este veículo é um testemunho de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza", destacou.

Apesar de já estar pronta, a nova clínica móvel ainda não tem previsão de ser transferida e utilizada no enclave palestino, onde o cessar-fogo mediado pelos EUA continua sendo constantemente violado com ambos os lados trocando acusações de não respeitarem o acordo.

Estrutura e capacidade da clínica móvel

O papamóvel contará com uma equipe médica especializada e está preparado para realizar triagens, exames, diagnósticos e tratamentos, incluindo a aplicação de vacinas, suturas e testes de infecções. A expectativa é de que a clínica móvel consiga realizar até 200 atendimentos diários.

Um dos gestos mais simbólicos da iniciativa é que as crianças serão atendidas sentadas na mesma cadeira que foi ocupada pelo Sumo Pontífice durante seu papado.