Notícias

'Gostaríamos que terminasse ainda neste ano': assessor de Putin sob fim do conflito ucraniano

Yuri Ushakov deu a declaração no meio das discussões sobre o plano de paz proposto por Donald Trump.
'Gostaríamos que terminasse ainda neste ano': assessor de Putin sob fim do conflito ucranianoSputnik / Sergei Bobylev

O assessor da presidência russa, Yuri Ushakov, afirmou que deseja ver o conflito ucraniano terminar ainda em 2025.

Durante conversa com jornalistas, Ushakov foi questionado sobre a probabilidade de o conflito terminar este ano. "Gostaríamos que terminasse", respondeu.

Ushakov já havia confirmado que um acordo preliminar havia sido firmado para que o enviado especial de Donald Trump, Steven Witkoff, visitasse Moscou na próxima semana. Segundo Ushakov, o presidente russo Vladimir Putin planeja receber Witkoff.

Plano dos EUA

O plano inclui o reconhecimento da Crimeia e Donbass como territórios russos legítimos, a renúncia de Kiev a vários armamentos estratégicos, o reconhecimento da língua russa como idioma oficial na Ucrânia e o reconhecimento da Igreja Ortodoxa Ucraniana Canônica (UPTs), hoje perseguida pelo regime de Kiev.

O acordo prevê ainda que a Ucrânia não ingresse na OTAN, bem como o levantamento gradual das sanções impostas à Rússia e a realização de eleições presidenciais na Ucrânia 100 dias após o acordo entrar em vigor, e ainda a redução do número de efetivos do exército ucraniano.

Vladimir Putin declarou na segunda-feira (24) em conversa com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que as propostas de Washington "podem servir de base para um acordo de paz definitivo".

Por sua vez, a CBS News informou na terça-feira (24), citando um oficial do governo norte-americano familiarizado com o assunto, que o regime de Kiev "aceitou um acordo de paz" dos EUA. Nesse contexto, Zelensky indicou que deseja se reunir com Trump para tratar de "questões sensíveis" do plano.

Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.