Assessor de Putin revela detalhes sobre reunião entre Rússia, Ucrânia e EUA em Abu Dhabi

Yuri Ushakov revelou que os encontros entre os serviços de inteligência da Rússia e da Ucrânia são periódicos, mas que o representante americano se reuniu "inesperadamente" com a delegação russa.

O assessor presidencial da Rússia, Yuri Ushakovconfirmou nesta quarta-feira (26), em entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, que autoridades russas e ucranianas se reuniram em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde "discutiram assuntos muito delicados".

O assessor explicou que a reunião contou com a presença de "representantes dos serviços especiais russos e ucranianos que realizam trabalho sério". Ushakov afirmou que eles "se reúnem regularmente e discutem assuntos muito sensíveis, incluindo aqueles relacionados à troca de prisioneiros", acrescentou ele.

Ele revelou que Dan Driscoll, secretário de exército dos Estados Unidos, também participou de conversas em Abu Dhabi.

"Ele apareceu lá e, pelo que entendi, se reuniu com os representantes ucranianos, o que talvez já havia sido combinado previamente", comentou Ushakov. "Ele também se encontrou com nossos representantes de forma completamente inesperada", completou. 

O plano de paz não foi discutido

O assessor presidencial também indicou que o plano de paz para resolver o conflito em torno da Ucrânia não foi discutido nas negociações.

"Na verdade, os detalhes do plano de paz ainda não foram discutidos com ninguém [da Rússia]. Nós o vimos, nos entregaram, mas ainda não houve nenhuma discussão", explicou ele, observando que várias versões do documento foram recebidas por meio de canais diplomáticos não oficiais.

"Não temos nenhum documento oficial", enfatizou o assessor. "Na minha opinião, isso se desenvolve e muda a cada 5 minutos, a cada hora".