Notícias

Assessor de Putin revela canal aberto entre serviços especiais da Rússia e da Ucrânia

Yuri Ushakov declarou que ocorrem reuniões periódicas entre representantes dos serviços de inteligência, a fim de tratar de questões práticas do conflito.
Assessor de Putin revela canal aberto entre serviços especiais da Rússia e da UcrâniaSputnik / Kristina Kormilicina

O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, informou nesta quarta-feira (26) que as agências de inteligência russas e ucranianas se reúnem regularmente, referindo-se às negociações ocorridas em Abu Dhabi na terça-feira (25).

Ao jornalista Pavel Zarubin, Ushakov relatou que as agências "se reúnem regularmente e discutem assuntos muito sensíveis, (...) incluindo aqueles relacionados à troca de prisioneiros".

Perguntado se na reunião compareceu Sergey Naryshkin, chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, ele afirmou que os participantes são "representantes de serviços de nível inferior que lidam com questões práticas", 

Acordo de paz segue pendente

Além disso, Ushakov esclareceu que Moscou ainda não discutiu o plano de paz de Donald Trump com ninguém.

"Não, o plano de paz não foi discutido em Abu Dhabi. Nem mesmo foi discutido em detalhes com ninguém ainda. Nós o vimos, ele nos foi apresentado, mas ainda não foi discutido", disse ele.

Ushakov indicou que o lado russo recebeu a minuta do plano do presidente dos EUA, mas não por meio de canais oficiais. Além disso, enfatizou que "embora alguns aspectos possam ser vistos de forma positiva, muitos exigem uma discussão especial entre especialistas".

Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.