O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, afirmou nesta quarta-feira (26) que Moscou ainda não havia discutido o plano de paz de Donald Trump com ninguém, desmentindo os relatos da imprensa sobre as negociações em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, realizadas na terça-feira (25).
"Não, o plano de paz não foi discutido em Abu Dhabi. Nem mesmo foi discutido em detalhes com ninguém hoje. Nós o vimos, nos entregaram, mas ainda não foi discutido", disse Ushakov o jornalista russo Pavel Zarubin.
O assessor presidencial forneceu detalhes sobre as negociações de fato realizadas nesta quarta-feira, afirmando se tratar de uma reunião regular entre os serviços de inteligência russo e ucraniano, para discutir uma série de assuntos, incluindo a troca de prisioneiros de guerra. Ele acrescentou que o secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, também se reuniu com representantes russos "de forma completamente inesperada".
Referente ao acordo de paz, Ushakov indicou que o lado russo recebeu a minuta do plano do presidente dos EUA, mas não por meio de canais oficiais. O alto funcionário enfatizou ainda que "embora alguns aspectos possam ser vistos de forma positiva, muitos exigem uma discussão especial entre especialistas".
Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.