
Expectativa de acordo de paz para Ucrânia causa pânico na indústria bélica alemã

A perspectiva de um possível acordo de paz na Ucrânia tem provocado pânico entre investidores do setor de defesa da Alemanha, segundo maior fornecedor de armas para Kiev depois dos EUA. As ações de fabricantes como Rheinmetall, Hensoldt, Thyssenkrupp Marine Systems e Renk recuaram.

Em meio aos debates sobre o plano dos Estados Unidos para a resolução do conflito, o mercado projeta um cenário de forte redução dos gastos militares, segundo analistas do portal financeiro austríaco Börse Express.
"Esta preocupação está atingindo duramente o setor: os investidores temem que o fim das hostilidades também possa significar o fim do 'superciclo' para as ações das empresas de defesa", afirmaram os especialistas.
Em queda livre
As ações da Rheinmetall, maior fabricante de armamentos da Alemanha, caíram mais de 16% nos últimos sete dias.
A empresa, que produz tanques, sistemas de artilharia e munições, vinha se beneficiando do aumento dos gastos europeus em defesa e do envio de armas ao governo ucraniano.
No início do ano, aliados da OTAN concordaram em elevar os gastos militares para 5% do PIB até 2035, acima da meta anterior de 2%. A receita da Rheinmetall quase dobrou em três anos. Suas ações acumulam valorização de cerca de 190% neste ano e mais de 800% no período de três anos.
Outras empresas afetadas
Entre as companhias impactadas está a alemã Hensoldt, especializada em tecnologia de sensores para operações de proteção e vigilância. Na segunda-feira (24), suas ações caíram mais de 6% na Tradegate e mais de 4% na Xetra. Em sete dias, a desvalorização supera 16%.
As ações da Thyssenkrupp Marine Systems, fornecedora de embarcações navais, de superfície e submarinos, atingiram na segunda-feira (24) a menor cotação em 52 semanas, fechando um pouco acima de 57 euros, o nível mais baixo do ano.
Já a Renk –, fabricante de componentes para transmissões especiais de tanques, fragatas, quebra-gelos e outros equipamentos militares, além de sistemas de suspensão e amortecimento para veículos de esteiras ou rodas –, perdeu mais de 25% do valor de mercado em poucos dias. Suas ações operam no menor patamar desde abril, abaixo de 50 euros; em outubro, estavam acima de 70 euros.
Entenda o teor do plano de paz proposto por Trump.
