
Assessor de Putin explica motivo de vazamentos falsos à mídia dos EUA sobre negociações

Os vazamentos para a mídia sobre possíveis contatos entre representantes da Rússia e dos Estados Unidos têm como objetivo dificultar o estabelecimento de relações entre os dois países, considera o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov.

"Bem, provavelmente para interferir. É improvável que seja feito com o objetivo de melhorar as relações", declarou Ushakov ao jornalista da Rossia 1 Pavel Zarubin, quando questionado sobre os rumores não oficiais que circulam na mídia sobre seus possíveis contatos com o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Steven Witkoff, e o enviado especial da Presidência russa para investimentos e cooperação econômica internacional, Kiril Dmitriev.
Ele observou que as relações entre a Rússia e os EUA "estão sendo construídas agora", embora "com dificuldade", por meio desse tipo de contato, incluindo telefonemas. "Converso frequentemente com Witkoff, mas não comento o conteúdo [...] e ninguém deveria fazê-lo", declarou Ushakov, ressaltando o caráter privado das conversas. E acrescentou: "Alguém vaza informações, alguém escuta. Mas nós não".
Além disso, ele confirmou que foi acordada preliminarmente a visita de Witkoff a Moscou na próxima semana.
Entenda o teor do plano de paz proposto por Trump.
