
Após desdenhar de Belém, Merz diz não ter encontrado 'pão decente' em Angola

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta terça-feira (25) que não encontrou "um pedaço de pão decente" em Angola, onde participou da cúpula entre líderes da União Europeia e União Africana.
"Ontem de manhã, em Luanda, no buffet (...) procurei um pedaço de pão decente e não encontrei nenhum", declarou Merz em visita a Hamburgo, onde visitou uma padaria. "Quando se está no estrangeiro, percebe-se o que há de especial no pão alemão", complementou, em vídeo divulgado pela DW.
Polêmica com Brasil
Anteriormente, o chanceler gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou o chanceler na ocasião.
Na terça-feira (18), Lula rebateu as críticas do chanceler alemão à capital paraense, afirmando que Berlim não oferece '10% da qualidade' do Pará e Belém.
O chanceler alemão deveria "ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará", afirmou o mandatário em evento realizado na cidade de Xambioá, no Tocantins.
