O Exército russo recuperou o controle total do vilarejo estrategicamente importante de Rabotino, na província de Zaporozhie, informou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa da Rússia.
"Unidades do agrupamento de tropas do Dnieper liberaram completamente a localidade de Rabotino no oblast de Zaporozhie", disse a pasta. Durante os combates, o inimigo perdeu até 25 soldados, dois carros e um obuseiro M777 fabricado nos EUA.
Rabotin é um dos poucos locais que as forças ucranianas conseguiram capturar durante sua ofensiva fracassada em 2023. Um de seus objetivos era restabelecer o controle sobre todas as terras reivindicadas por Kiev e, por fim, vencer o conflito. A captura de Rabotin foi saudada pelas autoridades ucranianas como um passo importante nessa direção.
Na semana passada, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky reconheceu que a situação na província de Kharkov é extremamente difícil para as forças armadas ucranianas, admitindo que outras cinco áreas da linha de frente são igualmente difíceis.