
'Superfungo' altamente resistente e transmissível se espalha pelo Reino Unido

Um fungo genital que requer tratamento tóxico está se espalhando em ritmo elevado pelo Reino Unido, informou a mídia local The Sun, na segunda-feira (24).
O fungo chamado de Trichophyton indotineae (ou T. indotineae) é um tipo de micose, registrado inicialmente na Índia ainda em 2014, que desde então passou por mutações e hoje resiste a medicamentos antifúngicos. A reportagem indica que os casos no Reino Unido quintuplicaram nos últimos 3 anos, especialmente entre mulheres entre 20 e 59 anos com ascendência do sudeste asiático.

A infecção causa erupções cutâneas e coceira, especialmente nas regiões genitais, mas que podem se espalhar para o restante do corpo, tornando a vermelhidão particularmente visível e constrangedora aos portadores.
É um caso notório pela dificuldade de tratamento, que frequentemente envolve o uso de itraconazol, que é tóxico para fígado e coração, e um período de recuperação de semanas, ou até meses.
Os médicos do país enfatizam a alta capacidade de transmissão do fungo, que se espalhou para mais de 20 países nos últimos dez anos, incluindo a Alemanha e os Estados Unidos. Eles aconselham limitar o contato direto com a pele, incluindo o contato sexual, e o uso compartilhado de toalhas e roupa de cama.
