Macron deverá anunciar serviço militar na França

Segundo mídia, o serviço será voluntário, durará por 10 meses e oferecerá remuneração aos interessados.

O presidente da França, Emmanuel Macron, deverá provavelmente anunciar o estabelecimento do serviço militar voluntário durante sua visita a uma base do exército em Varces, departamento de Isère, que está planejada para a quinta-feira (27), informou a mídia local Le Figaro, na segunda-feira (24). 

Às margens da reunião do G20 em Joanesburgo, África do Sul, no sábado (22), Macron afirmou que o projeto tem sido elaborado já há alguns meses em meio ao cenário geopolítico atual cheio de "incertezas" e "tensões"

"No mundo em que vivemos, marcado por incertezas e tensões crescentes, se realmente queremos estar seguros, temos que dissuadir o outro de vir (...) A França deve continuar a ser uma nação forte, com um exército forte, mas também com uma capacidade de reação coletiva", afirmou o líder francês. 

Ao mesmo tempo, Macron negou que a ideia implicaria no "envio de jovens à Ucrânia". De acordo com fontes anônimas, o plano implicaria em recrutar 10 mil pessoas no primeiro ano, com a meta de alcançar os 50 mil até 2035. A duração do serviço militar seria de 10 meses e os recrutados receberiam uma remuneração de "algumas centenas de euros".