
Starmer reafirma disposição do Reino Unido de enviar tropas à Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reafirmou ao presidente ucraniano Vladimir Zelensky o compromisso do Reino Unido de enviar tropas para a Ucrânia assim que um cessar-fogo com a Rússia for estabelecido, informou nesta terça-feira (25) o The Guardian, citando um porta-voz do premiê.

"Se você está me perguntando diretamente se o Reino Unido ainda está disposto a enviar tropas no caso de cessarem as hostilidades, a resposta é sim. Essa é a nossa posição atual", declarou o porta-voz.
Segundo a mídia, em conversa por telefone, Starmer e Zelensky também discutiram os preparativos da "coalizão dos dispostos" para a implantação de uma força multinacional na Ucrânia.
Posição da Rússia
A Rússia reiterou por diversas vezes que não aceitará o deslocamento de contingentes ocidentais para a Ucrânia "sob nenhuma condição": "Se a expansão da OTAN é reconhecida, ao menos por Donald Trump, como uma das causas fundamentais, então a presença em solo ucraniano de tropas dos países da OTAN, sob qualquer bandeira e em qualquer capacidade, representa a mesma ameaça", manifestou o chanceler russo, Sergey Lavrov.
