O regime de Kiev "aceitou o acordo de paz" proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para pôr fim ao conflito ucraniano, segundo informações da CBS News, citando um oficial do governo americano em condição de anonimato.
"Os ucranianos aceitaram o acordo de paz. Ainda faltam alguns detalhes menores para acertar, mas eles aceitaram o acordo de paz", disse a fonte.
A mídia também cita o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, que indicou que foi alcançado um entendimento comum sobre a proposta, apenas com alguns detalhes ainda a serem resolvidos.
De acordo com a CBS News, Umerov "mostrou-se otimista" quanto à possibilidade de o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, viajar a Washington até o final do mês para finalizar o acordo de paz.
Prazo final
Na sexta-feira passada (21), Trump anunciou que Zelensky tinha até a quinta-feira, 27 de novembro, para aprovar o plano de paz americano de 28 pontos. No entanto, após a reunião em Genebra com representantes da União Europeia e da Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que a aprovação por parte de Kiev do plano de paz para o conflito ucraniano exigirá mais tempo.
"Nosso objetivo é acabar com essa guerra o mais rápido possível, mas precisamos de um pouco mais de tempo", explicou.
Na quinta-feira (20), foram publicados 28 pontos do plano de paz do presidente norte-americano para o conflito ucraniano, que vêm sendo amplamente discutido na mídia há vários dias.
O plano prevê, entre outros pontos, novas eleições na Ucrânia, levantamento das sanções contra Moscou e proibição da expansão da OTAN.
Enquanto isso, a Bloomberg informou que os principais aliados europeus da Ucrânia se alinharam ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, para rejeitar os pontos-chave do plano.
Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.