A cidade de Hat Yai, no sul da Tailândia, está inundada, e as autoridades estão evacuando moradores e turistas. O nível da água chegou até 3 metros, com térreos completamente submersos, informou o Canal 3 de TV nacional nesta terça-feira (25).
Segundo a imprensa local, 13 pessoas morreram na província de Songkhla. As autoridades estimam recuo do nível da água em cinco dias. Ordens de evacuação foram emitidas para 13 distritos do sul do país.
De acordo com o canal 3PlusNews, moradores de 16 distritos de Songkhla foram evacuados, e 697.231 pessoas foram afetadas.
O Exército Real Tailandês enviou helicópteros, 14 barcos e equipes das forças especiais para atender áreas isoladas. Jet skis e duas aeronaves do Departamento de Recursos Naturais também foram mobilizados.
As inundações no extremo sul começaram no fim da semana passada. Todo o sul do país foi atingido por dias de precipitações intensas.
Em Songkhla, Hat Yai foi a área mais afetada, com água a até 3 metros e necessidade de evacuação total. A cidade é um dos principais destinos turísticos da região, com maioria de visitantes da Malásia.
Outras sete províncias também registraram alagamentos: Narathiwat, Yala, Pattani, Satun, Nakhon Si Thammarat, Trang e Phatthalung.
- As inundações no extremo sul da Tailândia começaram no final da semana passada devido a tempestades históricas em termos de duração e intensidade.
- Meteorologistas afirmam que chuvas tão intensas na região do "Extremo Sul" da Tailândia nunca foram documentadas em 300 anos de observações: desde o século XVI, os portos do sul da Tailândia servem como importantes centros de comércio internacional, e registros meteorológicos são mantidos na região desde o final do século XVII.