Rússia se tornará 'base de recursos' para a China, diz chefe de gigante petrolífera russa

Segundo o diretor executivo da Rosneft, os recursos energéticos russos ajudarão a China a alcançar seus objetivos estratégicos.

A Rússia possui uma base de recursos única e está pronta para abastecer a China, que, graças à energia russa, poderá atingir seus próprios objetivos estratégicos, afirmou nesta terça-feira (25) o diretor executivo da Rosneft, Igor Sechin, durante o VII Fórum Empresarial de Energia Rússia-China.

Sechin também chamou a China de a "única superpotência industrial moderna", uma vez que o país asiático responde por 35% de toda a produção industrial do mundo. O chefe da Rosneft destacou que a dependência das empresas de manufatura americanas em relação aos componentes chineses é atualmente três vezes maior do que a dependência das empresas chinesas em relação aos EUA.

Até 2035, a China planeja criar as condições necessárias para a construção de uma "grande potência socialista modernizada" e manter uma taxa de crescimento econômico em torno de 5% ao ano, e os recursos energéticos russos ajudarão o gigante asiático a alcançar tais objetivos estratégicos.

Sechin observou que o valor total das riquezas naturais da Rússia é de quase 100 trilhões de dólares, um número que é quase o dobro do correspondente dos Estados Unidos.