Lavrov: Rússia recebeu plano de Trump por canais não oficiais e está disposta a discutir termos concretos

"Há uma série de questões que precisam ser esclarecidas", disse o chanceler russo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta terça-feira (25) que Moscou não recebeu oficialmente o plano para a resolução do conflito ucraniano proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O lado russo o recebeu apenas por canais não oficiais, mas está preparado para discutir os termos específicos, esclareceu.

"Estamos com o documento, mas por canais não oficiais. Não nos foi transmitido oficialmente, mas estamos dispostos, como disse o presidente, a debater formulações concretas," disse o chanceler. Lavrov precisou que "há uma série de questões que precisam ser esclarecidas" no plano.

O ministro ressaltou que Washington ainda não entregou a Moscou "a versão sobre a qual especulam os meios de comunicação".

Rússia aprecia a iniciativa dos EUA

Lavrov assegurou que Moscou valoriza a iniciativa dos EUA e o plano de Donald Trump para o conflito ucraniano, pois eles refletem os acordos alcançados no Alasca pelos líderes da Rússia e dos EUA.

"Certamente, apreciamos a postura dos Estados Unidos, que é o único, por assim dizer, líder do mundo ocidental, ao contrário de Londres, Bruxelas, Paris e Berlim, que está tomando a iniciativa para encontrar maneiras de resolver a situação. Valorizamos isso," indicou Lavrov.

Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.