Notícias

Erdogan: "Se Israel não for detido, poderá atingir a Turquia com sua ilusão da terra prometida"

Mandatário turco descreveu Israel como um "Estado feroz e terrorista".
Erdogan: "Se Israel não for detido, poderá atingir a Turquia com sua ilusão da terra prometida"Gettyimages.ru / Burak Kara

Israel não interromperá seus ataques à Faixa de Gaza e, "se não for detido, poderá atingir a região turca da Anatólia", disse nesta quarta-feira o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ao discursar em uma reunião do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), que está no poder.

"Não esperem que Israel pare em Gaza. Se não for detido, esse Estado feroz e terrorista passará a ter planos para a Anatólia, com sua ilusão da terra prometida", declarou, enfatizando que a Turquia "continuará a apoiar o Hamas, que luta pela independência de suas próprias terras e defende a Anatólia".

O líder turco observou que "o fato de os assassinos sionistas e seus peões terem a Turquia como alvo não é algo que deva ser temido ou do qual se deva fugir". "É um distintivo de honra que usaremos com orgulho", destacou.

Erdogan ainda ressaltou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e os envolvidos no "genocídio serão responsabilizados por cada gota de sangue derramada". "Estaremos observando atentamente para garantir que os autores do genocídio sejam responsabilizados perante a lei", acrescentou.

Desde o início da ofensiva israelense contra o enclave palestino, o mandatário turco sempre expressou sua ira contra Tel Aviv. Na semana passada, disse que Hitler teria invejado as políticas de Netanyahu. "Netanyahu atingiu um nível que Hitler invejaria com seus métodos genocidas", comentou.