A bordo de um avião antes da visita oficial do presidente russo, Vladimir Putin, ao Quirguistão nesta terça-feira (25), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que o plano de paz elaborado pelos EUA para o conflito na Ucrânia sofreu alterações.
"Entendemos que alguns ajustes estão sendo feitos no texto que foi publicado. Entendemos que o texto que recebemos anteriormente de forma não oficial já sofreu alterações, mas, em algum momento, provavelmente chegará a hora em que serão feitos contatos com os americanos e receberemos oficialmente alguma informação. Por enquanto, não temos novidades", enfatizou.
O Kremlin mencionou que o lado russo só tem conhecimento de uma versão do plano da administração americana: aquela que se baseia nos acordos firmados entre os líderes russo e americano durante a cúpula do Alasca.
- Anteriormente Peskov afirmou que o plano de paz do presidente Donald Trump para o conflito ucraniano é atualmente a única iniciativa "substancial" que poderia servir como base para potenciais negociações para o fim do conflito.
Plano de Trump
Moscou e Kiev tiveram três rodadas de negociações diretas em 2025 para abordar a crise ucraniana e questões humanitárias. As negociações ocorreram em maio, junho e julho e resultaram em trocas de prisioneiros, trocas de opiniões sobre um possível cessar-fogo na forma de um memorando e propostas de Moscou para a formação de três grupos de trabalho virtuais sobre questões políticas, humanitárias e militares.
Em 20 de novembro, foram publicados 28 pontos do plano de paz do presidente norte-americano para o conflito ucraniano, que vêm sendo amplamente discutidos na mídia há vários dias.
O plano prevê, entre outros pontos, novas eleições na Ucrânia, levantamento das sanções contra Moscou e a proibição da expansão da OTAN.
A Bloomberg informou que os principais aliados europeus da Ucrânia se alinharam ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, para rejeitar os pontos-chave do plano.
Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.