
Casa Branca: Ainda há 'pontos de discordância' com Kiev sobre plano de paz

Ainda há pontos de discordância entre os EUA e Kiev sobre certos pontos do plano de paz para o conflito ucraniano, declarou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta segunda-feira (24).
No domingo (23), representantes norte-americanos, ucranianos e europeus se encontraram em Genebra, na Suíça, para dialogar sobre a proposta de Washington.

"O secretário Rubio e o enviado especial Witkoff estiveram em Genebra e puderam revisar este plano de paz de 28 pontos, que os Estados Unidos ofereceram com contribuições tanto do lado russo quanto do lado ucraniano. E eles realmente conseguiram refinar os pontos. Portanto, agora restam apenas alguns pontos de discordância, nos quais nossas equipes continuam trabalhando", declarou a porta-voz, respondendo a jornalistas.
Leavitt acrescentou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua "esperançoso e otimista" de que seja possível chegar a um acordo.
Reações a acordo dos EUA
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou anteriormente em uma conversa com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que as propostas de Washington "podem servir de base para um acordo de paz definitivo". No entanto, relatos indicam que Vladimir Zelensky e seus parceiros europeus não estão satisfeitos com a iniciativa e rejeitam seus pontos-chave.
Na semana passada, a imprensa divulgou o suposto plano de 28 pontos do presidente americano para pôr fim ao conflito na Ucrânia. Entre eles, estão a não expansão da OTAN, o levantamento gradual das sanções impostas à Rússia e a realização de eleições presidenciais na Ucrânia 100 dias após a entrada em vigor do documento. Além disso, a Ucrânia cederia à Rússia os territórios do Donbass, eliminaria o neonazismo e acabaria com a discriminação dos residentes de língua russa, entre outros pontos.
Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.
