Oleg Yasinsky explica como Ucrânia sucumbiu às ideias do fascismo apoiadas pelo Ocidente

Jornalista relata clima de medo no país e denuncia: "É uma ditadura onde os direitos não valem absolutamente nada".

O jornalista internacional e analista Oleg Yasinsky afirmou que o avanço do nazismo e a ausência de liberdades civis na Ucrânia representam o colapso do projeto ocidental para o país eslavo.

"Acredito que, além do fracasso do Ocidente, é um fracasso da humanidade [...] porque a Ucrânia, além de ser o país mais pobre da Europa [...], é o país com menos liberdades políticas e mais repressão", declarou o analista ucraniano-chileno em entrevista ao programa "ZOOM+" da RT. "É um país inviável em todos os sentidos", completou.

Segundo Yasinsky, a sociedade ucraniana foi usada como "bucha de canhão" em uma estratégia que teria como objetivo provocar a Rússia. "No início, eles foram usados como ponta de baioneta para provocar, para atacar a Rússia, porque era muito importante enfraquecer a Rússia, gerar um conflito entre a Rússia e a Ucrânia", explicou.

Projeto ocidental e a destruição da memória histórica

O analista comentou também a presença de ideias nazistas em uma sociedade que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi duramente impactada pelo regime. "Simplesmente houve um trabalho midiático ocidental muito profissional, ao longo de muitos anos, destruindo a memória histórica, confundindo os jovens, destruindo o sistema de educação estatal que tínhamos para preparar carne de canhão para essa guerra fratricida", observou.

Yasinsky condenou o que chamou de ditadura no regime de Kiev, onde, segundo ele, os direitos fundamentais não são respeitados. "É uma ditadura onde os direitos não valem absolutamente nada", afirmou, citando o risco de prisão por carregar símbolos da União Soviética. "Você não pode opinar, não pode falar, não pode fazer praticamente nada", acrescentou.

Clima de medo e crítica a Zelensky

De acordo com o jornalista, o medo tomou conta da população ucraniana, que evita se expressar publicamente. "Muitos têm medo de sair à rua porque qualquer homem com mais de 24 anos pode ser recrutado. Há uma verdadeira caça aos seres humanos", disse.

Yasinsky também criticou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, acusado de corrupção, por utilizar o conflito como instrumento de permanência no poder. "É bastante óbvio que a 'guerra' é a única maneira de Zelensky se manter no poder, porque com a 'guerra' tudo pode ser justificado", declarou.

Confira outros artigos de Oleg Yasinsky em nosso site.