Notícias

Rússia na ONU: Ocidente mostra "cegueira seletiva" em relação aos crimes de Kiev contra alvos civis

O representante permanente da Rússia na ONU destaca a culpa do Ocidente nos ataques ucranianos a alvos russos pacíficos.
Rússia na ONU: Ocidente mostra "cegueira seletiva" em relação aos crimes de Kiev contra alvos civisGettyimages.ru / Fatih Aktas/Anadolu

Os países ocidentais que apoiam o regime de Kiev estão autorizando abertamente ataques contra alvos russos pacíficos e com armas fornecidas por eles, declarou o representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vasili Nebenzia, na terça-feira.

De acordo com o diplomata russo, os países ocidentais estão tentando exercer e demonstrar "cegueira seletiva" em relação aos crimes cometidos pelas Forças Armadas ucranianas. Nebenzia se referiu ao ataque ucraniano do último domingo a um prédio residencial na cidade russa de Belgorod, onde o número de mortos já ultrapassou 19.

O representante russo enfatizou que os países ocidentais são os culpados por esses ataques, porque "os patrocinadores da junta de Kiev continuam fornecendo armas de longo alcance, a fornecer inteligência, a enviar seus treinadores e mercenários para a Ucrânia na esperança ilusória de infligir uma derrota estratégica à Rússia e enfraquecer nosso país".

"Desesperados pelo resultado que seus pupilos almejam, os patrocinadores do regime de Zelensky já começaram a lhe dar abertamente permissão para atacar alvos pacíficos com armas fornecidas por eles", disse Nebenzia.

Na terça-feira, o secretário de Defesa britânico, Grant Shapps, disse que Kiev havia recebido permissão de Londres para usar suas armas em ataques contra a república russa da Crimeia, confirmando a afirmação do secretário de Relações Exteriores britânico, David Cameron, de que a Ucrânia tem o direito de usar armas britânicas para realizar ataques em território russo.