Morre aos 81 anos o cantor jamaicano Jimmy Cliff

A família publicou nota informando da morte do cantor, que já havia conquistado corações brasileiros durante décadas e deixado uma filha em Salvador, Bahia, que hoje segue seus passos na carreira artística.

Morre o cantor jamaicano Jimmy Cliff, aos 81 anos, após uma convulsão seguida de pneumonia. O anúncio foi publicado nesta manhã de segunda-feira (24) pela família do cantor, que solicitou privacidade durante seu luto e indicou que mais informações serão apresentadas posteriormente.

"Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e colegas de trabalho que compartilharam sua jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi a força dele durante toda a sua carreira", registra a nota assinada por sua esposa, Latifa Chambers, e por seus filhos, Lilty e Aken Cliff.

O cantor alcançou renome mundial por canções de sucesso como "I Can See Clearly Now", "You Can Get It If You Really Want It" e "Peace", que marcou a trilha sonora internacional da novela Felicidade, exibida pela TV Globo entre 1991 e 1992.

Coração brasileiro

Cliff tinha vínculos fontes com o Brasil. O cantor teve uma filha com a psicóloga brasileira Sônia Gomes em Salvador, Bahia, em uma união que renovou as tendências artísticas da família: a baiana Nabiyah Be é cantora, atriz e já participou de produções americanas como o filme "Pantera Negra" e a série "Daisy Jones and the Six".

A carreira do jamaicano também foi marcada por passagens pelo país, como em sua participação na turnê Realce de Gilberto Gil em 1980. A dupla conduziu diversas apresentações pelo país, como no Geraldão em Recife e no estádio Fonte Nova em Salvador, shows que marcaram a história do Brasil pela excitação e lotação do público. 

As autoridades do regime militar brasileiro também desviaram sua atenção para a turnê e abriram inquéritos policiais por apologia ao crime de tráfico de drogas, diante da performance de Legalize It, de Peter Tosh, relembra o Diário de Pernambuco.

O jamaicano também causou alvoroços ao visitar a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1984, como relembrou o jornal capixaba A Gazeta em reportagem de janeiro deste ano. "Ainda no aeroporto, o músico foi recebido pela banda de congo Amores da Lua e caiu na dança com o público ali presente", escreve a publicação.

Mais informações em breve.